Consumo de bebidas alcoólicas e relação com exames de sangue
- Labsca
- 24 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
#labsca #bebida #bebidasalcoólicas #álcool #álcoolesaúde #examedesangue #prevenção #laboratorio #saude #exames #exameslaboratoriais

Com a chegada do fim de ano, o número de festas e confraternizações aumentam e, com isso, aumenta-se também o consumo de bebidas alcoólicas. Por outro lado, também é comum que nessa época seja maior a procura por exames de check up.
E é aí que entramos em um ponto que geralmente causa muitas dúvidas na população: a combinação de bebidas e exames. De fato, ela pode provocar alteração nos resultados, incompatíveis com a clínica do paciente, levando a recoletas e repetições que podem gerar custos extras para o paciente. Pensando nisso, ao longo deste artigo vamos nos aprofundar um pouco mais nessa temática.
Quando falamos do consumo de bebidas alcoólicas antes de exames deve-se ter cuidado redobrado. O recomendado é que o consumo seja suspenso por até 72 horas antes da realização. O álcool pode interferir nos resultados, principalmente o triglicerídeos, afetando o colesterol e também a glicose, por mexer diretamente nos níveis de açúcar no sangue. Também pode-se alterar exames de coagulação, como é o caso do exame TAP.
Dessa forma fica comprovado que ingerir qualquer tipo de álcool horas antes do exame vai interferir sim nos resultados, sendo essa interferência de maneira mais forte em alguns casos, e mais leve em outros. Esses efeitos e alterações dependem muito também da quantidade de álcool consumida, assim como do tipo de análise a ser realizada.
Uma vez que o consumo esporádico de álcool já se torna um fator de risco para as alterações em exames laboratoriais, quando o consumo ocorre com frequência, o problema se torna ainda maior. Isso porque ingerir bebidas alcoólicas de forma constante e também crônica pode causar sérias deficiências de vitaminas e minerais no organismo, rebaixando os níveis de vitamina A, vitamina B, ácido fólico e também cálcio.
Por isso, assim que marcar seus exames, se programe para que as 72 horas sem consumo de bebidas alcoólicas sejam respeitadas, de modo a garantir que não haja interferência nos resultados dos mesmos.
Além disso, é sempre bom lembrar que o consumo excessivo de álcool pode causar sérios danos a sua saúde física e também mental. Por isso, não abuse, beba moderadamente e se beber, nunca dirija. Cuide da sua saúde!