Lançado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja é um mês alusivo a prevenção, diagnóstico e tratamento ao câncer de pele.
Lançado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja é um mês alusivo a prevenção, diagnóstico e tratamento ao câncer de pele. Alguns casos dessa doença possuem origem genética, mas a exposição excessiva à radiação solar sem o uso de protetores e bloqueadores são os grandes responsáveis.
Fique atento ao seu corpo
Manchas, pintas ou feridas que não cicatrizam podem indicar a presença no câncer. Se você notou que o aparecimento ou o aumento de algum sinal em seu corpo, não deixe de buscar um médico dermatologista. Quando diagnosticada no início, a doença possui grandes chances de cura.
Tipos de câncer de pele
O câncer de pele possui variações, chamados de melanoma e não melanoma. O melanoma tem sua origem na melanina, substância que dá coloração para a pele, sendo mais comum em adultos com a pele clara. Já o câncer do tipo não melanoma é muito frequente e seus números são preocupantes. Em torno de 30% dos casos de câncer maligno no país, são de não melanoma. Apesar disso, os índices de cura são frequentes e o índice de mortalidade baixo.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco para o surgimento de câncer de pele estão:
● Exposição prolongada ao sol sem o uso de protetor, principalmente na infância e adolescência;
● Pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros e ser albino;
● Histórico familiar;
● Exposição a câmaras de bronzeamento artificial.
Dezembro Laranja 2019
Neste ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia direciona seus esforços para a campanha com a criação da hashtag #sinaisdocâncerdepele. O objetivo é ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce.
Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso blog. Sempre postaremos notícias interessantes sobre o universo da saúde e do bem-estar.
Comments