Doação de sangue: tudo o que você precisa saber
- Labsca
- 19 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Doar sangue é um ato de empatia e solidariedade que representa um importante papel na saúde pública e na sobrevivência de inúmeras pessoas.
Por meio da doação, os bancos de sangue de todo o país podem proporcionar transfusões sanguíneas a pacientes que enfrentam condições médicas diversas, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves
Estima-se que cada doação de sangue realizada possa salvar até quatro vidas - o que aumenta ainda mais a relevância desse ato. Os pacientes que recebem transfusões sanguíneas podem passar por uma melhoria significativa em sua saúde e, em muitos casos, aumentar a chance de sobrevivência.
A doação de sangue é um procedimento simples e altamente seguro, no qual a pessoa voluntária doa uma pequena quantidade de sangue que de nada interfere em seu estado de saúde. Antes desse material ser disponibilizado para uso médico, uma amostra é retirada para posteriormente ser testada rigorosamente para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis.
Existem alguns critérios básicos para o voluntário ser apto a doar sangue, como:
Possuir idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
Doadores com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito pelo menos uma vez antes dos 60 anos;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas);
Respeitar os intervalos para doação: Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses). Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
Antes do procedimento, o doador passa também por um extenso questionário sobre seus hábitos de vida. Nessa etapa é muito importante que as respostas sejam dadas com a maior sinceridade possível, pois caso informações sejam omitidas, elas podem dificultar o processo de análise da amostra doada, comprometendo a bolsa de sangue em questão.
Aqui em Santa Catarina, o HEMOSC é o Hemocentro do Estado, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e medula óssea.
Ele tem a responsabilidade de certificar a qualidade e controle da coleta, garantindo a qualificação do doador, produção e qualidade de todos os hemocomponentes, estocagem e distribuição desses para os serviços públicos e privados, fazendo a gestão estadual do estoque de sangue.
Doe sangue, doe vida!
Comments